quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Android Lollipop aparece em somente 21% dos smartphones com o sistema

Lollipop não está presente em 89% dos smartphones


O Android 5.0 (Lollipop) está instalado em 21% dos aparelhos Android do mundo todo. A mais recente versão do sistema está quase completando um ano e vem crescendo gradativamente, de acordo com relatório divulgado pela empresa nesta terça-feira (8). Em junho ele estava presente apenas em 12,4% dos aparelhos. Em julho ele subiu para 18,1% e em agosto ele ultrapassou a barreira dos 20%.
Mesmo assim, o Lollipop ainda fica atrás do Android 4.4 (KitKat), que está em 39,2% dos celulares e tablets e também do Jelly Bean, que ainda conta com 31,8% de participação.  


Android 6.0 Marshmallow, próxima versão do sistema, será liberada em breve!













A possível explicação para a demora dos usuários em aderir as versões mais novas é que uma grande quantidade de aparelhos continua sendo lançada com a versão anterior do Android instalada de fábrica. E isso dificulta a proliferação do Lollipop.
As versões mais antigas do sistema já não representam uma fatia tão grande. O Android Gingerbread está apenas com 4,1%; o Ice Cream Sandwich conta com 3,7% e o "jurássico" Froyo está instalado apenas em 0,2% dos dispositivos Android.
Divisão de mercado das várias versões do Android (Foto: Divulgação/Google) Divisão de mercado das várias versões do Android (Foto: Divulgação/Google)


















A cada relatório publicado vemos mais claramente que o problema de fragmentação do Android está longe de ser solucionado. O Android M (Marshmallow) está prestes a ser lançado e a versão anterior, a 5.0, não alcançou sequer um quarto de participação no mercado. Vale lembrar que sistemas operacionais desatualizados podem apresentar vulnerabilidades e se tornar uma porta de entrada para vírus e hackers.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Saiba como liberar o espaço no seu celular

Os Vilões da Memória





Depois de instalar um aplicativo atrás de outro, tirar muitas fotos e gravar vídeos, é comum que o espaço de armazenamento do seu celular chegue ao limite. Com isso, você fica impedido de baixar atualizações de sistema, salvar arquivos e... baixar mais aplicativos. Saiba como fazer uma ''faxina'' no Android.



Dicas


Primeiro Passo:


O primeiro passo é analisar o que está tomando espaço no seu smartphone Android. Um jeito simples de ver isso (sem precisar instalar um aplicativo específico) é acessar o uso de dados. Vá ao menu Configurações.





Segundo Passo: 


Em seguida, selecione Armazenamento. O Android mostrará quanto espaço disponível você ainda tem no aparelho (nosso smartphone de testes ainda tinha muitos gigabytes livres). Em geral, são os aplicativos que ocupam a maior parte do espaço, seguidos dos arquivos de imagens, vídeos e áudio. Mas isso pode variar de celular para celular, O Android também mostra, dentro de cada categoria, quais são os aplicativos ou arquivos mais pesados 





Terceiro Passo:



Comece então a faxina apagando aplicativos que você não usa. No passo anterior, você teve ideia de quais são os mais pesados e pode começar por eles. Mas também vale deletar apps menores (afinal, uma dezena deles pode ocupar bastante espaço). Em Configurações, acesse Aplicativos.




O Android mostrará a lista de aplicativos baixados. Selecione então o que você não usa e deseja apagar.  Toque em Desinstalar. Repita o processo com outros aplicativos em desuso




Limpeza do Cache:




Conforme você vai usando o smartphone, centenas de arquivos de cache são criados. Eles ajudam na conexão do aplicativo às informações online (por exemplo, quando você vai fazer um login). Novamente, vale apagar o cache de aplicativos que você não costuma usar muito. Basta acessá-lo em Configurações > Aplicativos e tocar em Limpar cache. O Android, no entanto, só permite a limpeza de cache aplicativo por aplicativo. Alguns apps ajudam a apagar esses arquivos de uma só vez. É o caso do Clean Master.






Fotos, Videos e Musicas: 



Depois dos aplicativos, as fotos geralmente ocupam o segundo lugar no ranking dos espaçosos. Antes de apagá-las, é importante criar um backup (simplesmente plugando seu aparelho via USB a um computador e copiando a pasta para o PC). Você também pode criar um backup automático na nuvem (usando o Dropbox, por exemplo). Depois de salvá-las, basta selecionar uma ou várias ao mesmo tempo e tocar no ícone da lixeira.



O mesmo serve para os arquivos de vídeos. Você pode fazer o backup deles no computador ou via Dropbox. Depois, selecione um ou vários ao mesmo tempo e toque na lixeira. O mesmo serve para suas músicas, com a vantagem de que serviços de rádios online (como Deezer e Rdio) podem motivá-lo a apagar sem dó os arquivos áudios. Assim você pode ouvir seus artistas e bandas online, sem ocupar tanto espaço na memória do seu Android. Vá no ícone de lista (indicado pela seta amarela) e depois selecione Apagar.



quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Bluetooth- O que é? Como Usar?

Bluetooth

O que é ?


Bluetooth é uma tecnologia de comunicação sem fio que permite que computadores, smartphones, tablets e afins troquem dados entre si e se conectem a mouses, teclados, fones de ouvido, impressoras e outros acessórios a partir de ondas de rádio. A ideia consiste em possibilitar que dispositivos se interliguem de maneira rápida, descomplicada e sem uso de cabos, bastando que um esteja próximo do outro.
Sendo assim, que tal entender como o Bluetooth funciona, conhecer as suas principais características e saber as diferenças entre as suas versões? É o que você verá nas próximas linhas.

Como usar ?
Para se conectar a um dispositivo Bluetooth, você precisa ativar o recurso Bluetooth em seu dispositivo móvel. depois, será necessário "parear" o dispositivo com outros dispositivos como smartphones, tablets, fones de ouvido ou mesmo speakers para que ambos os aparelhos possam se conectar um ao outro com segurança. 
Para ativar o Bluetooth, vá até o menu de configurações, clique sobre o segundo tópico de Redes sem fio e Outras, Bluetooth, marque a opção como ligada. Conforme mostrado na imagem acima.

Emparelhar seu aparelho com um dispositivo Bluetooth

Após ativar a opção desta tecnologia de comunicação sem fio, dispositivos que possuam o bluetooth ativo serão imediatamente reconhecidos, mas isso não significa que você já poderá emparelhar com eles. Para que isso seja possível, clique sobre a frase "Não visível para outros dispositivos Bluetooth" e, imediatamente, você ficará visível:
Passo 1:

Passo 2:

Se seu smartphone parar de procurar antes que o seu outro dispositivo esteja pronto, toque em "Procurar Dispositivos".


quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Top 3 - Apps para Download de Músicas

Top 3 - Apps para Download de Músicas




Existem vários apps que podem nos ajudar a baixar músicas direto do celular, por isso criamos uma lista com alguns dos melhores apps para você buscar novas músicas em seu aparelho, e fazer o download de todas elas. 
Alguns apps ainda permitem rodar músicas online, economizando espaço na memória - mas gastando seus dados móveis, caso você não esteja conectado a uma rede WiFi. 


Confira:


1. TubeMate + Mp3 Video Converter




O TubeMate ajuda você a baixar tanto música, quanto vídeo diretamente do Youtube. Se você for baixar um videoclipe e quiser converter para mp3, ele dará a opção de fazer o download do seu Auxiliar, o Mp3 Video Converter


Obs: Para fazer o download desse App, você precisar ativar a opção Fontes Desconhecidas do seu celular. Se você não achou essa opção da uma olhada na Postagem que fala do ROOT, que la ensina como ativar essa opção. (o TubeMate não está disponível para Download na PlayStore.



2. Palco MP3


O aplicativo Palco Mp3 é um dos preferidos dos brasileiros, devido a sua facilidade e simplicidade na hora de baixar músicas. Além de um acervo completo, ele é estável e conta com categorias nacionais, como Funk, Axé, Forró e Sertanejo, além de tradicionais como Rock, Pop, Hip Hop.


Escute álbuns inteiros, crie playlists sem restrição e acompanhe a letra das músicas.Você também pode encontrar bandas novas e artistas independentes para aumentar seu repertório.

3. aTube Catcher


O aTube Catcher é um programa feito para baixar arquivos tanto em Mp4, quanto Mp3, e também outros tipos de arquivos. Ele não é um aplicativo para Android, mas da pra você baixar as músicas no Computador, e depois transferir para o celular, assim não ocupa muito espaço na memória do seu celular.








sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Correção para Falha no Sistema Android que atingiu cerca de 95% dos Celulares

Falha no Sistema Android

A empresa Zimperium, especializada em segurança corporativa para dispositivos móveis,detectou semana passada uma falha de segurança que atinge o Android. Esse problema afeta as versões do sistema operacional 2.2 (Froyo) até a 5.1 (Lollipop), o que compreende 95% dos aparelhos da Google.
A falha está relacionada à biblioteca que gerencia as mídias no dispositivo, chamada de "Stagefright". Segundo a Zimperium, várias outras falhas foram detectadas nesse local do sistema, possibilitando que hackers acessem seu aparelho remotamente.


As Falhas:


Usando apenas o número de telefone, os hackers podem enviar arquivos através do sistema MMS para garantir acesso ao dispositivo sem que o usuário perceba. A invasão ainda pode acontecer enquanto o aparelho estiver em modo de espera, e ainda possibilita que o criminoso apague todos os rastros. Com o "domínio" sobre o smartphone, o hacker tem controle sobre o microfone e outras funções, além de roubar dados, ler emails ...
"Essas vulnerabilidades são extremamente perigosas porque não requerem que o usuário faça alguma coisa para serem exploradas", explica o chefe de tecnologia da Zimperium, Zuk Avraham. Ao contrário do Phishing, em que os usuários precisam abrir um arquivo PDF ou um link, essa falha pode ser explorada enquanto o usuário estiver dormindo. Antes que ele acorde, o hacker pode apagar todos os rastros deixados pela invasão".

A Correção:


O Google começou a disponibilizar nessa Quarta-Feira (05/08) os Patchs que corrigem a falha na segurança. o bug, chamado "StageFright", consegue instalar malwares no celular e dar o domínio do dispositivo a um hacker sem que a vítima perceba. 

Em uma apresentação na conferência BlackHat, o Engenheiro de Segurança do Google Adrian Loudwig afirmou que  a empresa está começou a liberar correções de segurança para dispositivos Nexus e parceiros da companhia. De acordo com o Engenheiro, os modelos mais populares devem receber a atualização ainda em Agosto.

A Atualização chegará (no momento) para: 

  • Galaxy S6 ; S6 Edge ; S5 ; Note 4 ; Note Edge
  • HTC One M7
  • LG G2 ; G3 ; G4 
  • Sony Xperia Z2 ; Z3 ; Z3 Compact ; Z4

Adrian Ludwig explicou que haverá uma atualização no app padrão de mensagens do Android, que obrigará os usuários a realmente clicar em um vídeo para assistí-lo, o que pode evitar que pragas como o StageFright se espalhem. Os smartphones Nexus também devem receber atualizações de segurança mensais. O Google ressaltou ainda que o Sistema Operacional possui uma tecnologia chamada ASLR, capaz de proteger o dispositivo contra vulnerabilidades e torna mais difícil a exploração da memória do telefone.


"A segurança dos usuários Android é extremamente importante para nós e por isso nós respondemos rapidamente com patchs que já foram providenciados para os parceiros que podem aplica-los para qualquer dispositivo. A maioria dos aparelho Android, incluindo os mais recentes, possuem múltiplas tecnologias que foram criadas para dificultar a vida dos invasores. Os dispositivos Android também possuem uma aplicação 'caixa de areia' criada para proteger os dados e outros aplicativos nos aparelhos" - Fala do Engenheiro de Segurança da Google, Adrian Ludwig.



quarta-feira, 5 de agosto de 2015

ROOT- O que é? Como fazer?

ROOT


O que é?

R= ROOT traduzido do inglês quer dizer literalmente raiz, e quando vemos ele associado ao Android surgem dúvidas quanto ao significado de fazer ROOT no sistema. 
O ROOT nos possibilita liberar funções do sistema operacional, Exemplo: O sistema operacional Android, que por padrão de fábrica, são bloqueados ao usuário final, quando compramos um celular na loja é com toda certeza que ele vem bloqueado ao acesso administrativo completo do usuário, onde podemos realizar apenas tarefas básicas no aparelho, pois não é possível ter controle das pastas do sistema do Android, resumindo, se você quiser ter acesso total as pastas do sistema, é necessário fazer o "enraizamento" do seu sistema.


Podemos dizer que os benefícios são inúmeros, e entre algumas das vantagens fizemos a lista:

  • 1. Ser "Super Administrador" do sistema (autoridade superuser)!

2. Poder excluir aplicativos que vieram de fábrica!

3. Excluir aplicativos de terceiros e da operadora

4. Usar aplicativos que só funcionam em aparelhos com acesso root

  • 5. Instalar temas avançados para mudar a cara do sistema

  • 6. Fazer Overclock do processador, ou seja, usar o hardware do celular ao máximo o que nos permite fazer modificações que melhoram o desempenho do aparelho deixando ele muito mais rápido


Por que o Android não vem com root de fábrica?


Como sabemos o Android é um sistema operacional baseado no Unix/Linux, rodando em uma máquina virtual programada em Java, chamada Dalvik. Dentro dessa máquina é onde rodamos os aplicativos feitos para Android, que por padrão não tem acesso as pastas do sistema para segurança de usuários menos experientes. 
Para que aplicativos maliciosos não prejudiquem diretamente o sistema os aparelhos vem bloqueados de fábrica, até mesmo aparelhos com versão do Android puro vindo diretamente da Google tem o acesso root bloqueado por padrão. 




!!!! Só faça root se entender dos riscos, e saber como evitar, tomando muito cuidado com aplicativos baixados fora da Play Store, porque existem apps que podem danificar o funcionamento do seu Sistema !!!! 
(Dica da Equipe Android UP)


Quais os riscos de fazer root? E como evitar?


Sem o bloqueio, ou a trava de segurança do sistema Android, ao fazer root usuários menos experientes podem acabar instalando aplicativos maliciosos, deixando o sistema exposto a vírus e malwares. A maior parte das pessoas que procuram fazer root desejam fazer isto para burlar jogos, baixando aplicativos que prometem liberar recursos nos jogos e aplicativos, liberar dinheiro infinito, ou para outros fins de vantagem própria sem pensar na segurança do dispositivo, e por isso acabam baixando o primeiro APP encontrado em qualquer site ou blog, ou confiam em tutorias no YouTube. Tenham muito cuidado, o root apesar de trazer inúmeras vantagens, pode também prejudicar. Jamais apague arquivos dentro das pastas do sistema, ou pode acabar comprometendo o sistema do seu seu celular ou tablet tornando o mesmo inutilizável. Tenha em mente que a garantia não cobre aparelhos onde foi efetuado o root, então só faça este procedimento depois de acabar a garantia.

Vale a pena"enraizar"o aparelho?

Sim, se você entende os riscos assim como eu vai querer fazer root em seu aparelho. Acho que ninguém gosta de limitações, então ter acesso total ao seu dispositivo é um direito seu. O root é indicado para usuários experientes, desenvolvedores e entusiastas tecnológicos, porém acho que qualquer pessoa que tome os devidos cuidados descritos acima, e que sejam realmente cautelosos podem fazer root no sistema tendo em mente se existe essa necessidade.

Como Fazer?



É hora de botar a mão na massa. Existem inúmeras maneiras de realizar a tarefa, mas a Equipe Android Up mostrará a mais simples e abrangente para você conseguir fazer o ROOT tranquilamente!

O programa é chamado “Kingo Android Root” e pode ser baixado facilmente no site oficial. O objetivo do software é facilitar a vida dos usuários menos experientes, já que o procedimento pode se tornar bastante complicado.


1. Antes de tudo, é necessário ativar o modo de Depuração USB, e ativar a opção de Fontes Desconhecidas para fazer o Download dos Apps!

Dependendo da versão do seu Android, os caminhos para realizar essa ação podem ser bem diferentes. Até o Android 2.3, o caminho é  Configurações > Aplicações > Desenvolvimento; a partir da 4.0, isso é feito por Configurações > Opções do Desenvolvedor. 


Depuração USB








Fontes Desconhecidas




2. Para revelá-la, é preciso entrar em Configurações > Sobre o telefone e pressionar sete vezes a opção Número da versão (no caso de um LG você tem que pressionar 7 vezes o "Número de Montagem)para se tornar um  "desenvolvedor". 



3. Eseguida, abra o programa, conecte seu celular ao computador por USB e pressione o botão Root. O software deverá reconhecer seu aparelho e começar a baixar os drivers e iniciar o procedimento automaticamente. O Kingo pode solicitar que o usuário realize algumas ações simples antes de continuar com sua tarefa, mas boa parte do trabalho é realizado pelo programa, são procedimentos simples! Boa Sorte, Até a Próxima!









terça-feira, 4 de agosto de 2015

Como Economizar a Bateria - Como fazer?

Como Economizar Bateria?



Sem dúvidas, o maior problema dos smartphones é a baixa duração da bateria. Não que a bateria deles seja ruim, é que se comparado aos features phones no qual a bateria pode chegar a durar até 20 dias, como o aparelho anunciado pela Nokia, à bateria dos smartphones não são tão boas, e se você usa o seu smartphone para trabalhar, e num momento que você precisa bastante dele a bateria esta fraca, o que fazer? 

Quando não tem nenhum lugar para colocar o smartphone para carregar, é um verdadeiro desespero. Para te ajudar nisso, a Android Up preparou alguns truques que você pode usar, com certeza irá ajudar a fazer com que a bateria do seu smartphone chegue ao final do dia ainda com carga!


Dicas de Como fazer a bateria durar mais!



1. Reduza o brilho do celular!

Se você não tem o costume de usar seu smartphone em locais abertos, como andando na rua, por exemplo, onde a muita luz do sol, é recomendável deixar a tela com o mínimo de brilho possível que não vai fazer muita diferença na hora de usar seu gadget. Talvez se você estiver achando a tela um pouco escura, você pode configurar o brilho da tela para automático.
A tela dos smartphones, questão ficando cada vez maior, é a principal consumidora de bateria, e quando mais brilho mais bateria ela usa. Manter o brilho do seu gadget no mínimo ou até mesmo na automático vai reduzir bastante o consumo de bateria.
Exemplo: 
Para configurar o brilho da tela, vá a AjustesTela > Brilho, e configure do modo desejado.

O indicado para o "Limite de Tela" é no máximo 30 seg!


2. Desligue conexões Wi-Fi, 3G, Bluetooth...

Seu gadget deve ter suporte para conexões Bluettoh, Wi-Fi e, muito provável, que GPS e redes 3G. Mais também, é muito provável que você não usa todas elas ao mesmo tempo. Se você não usa todas ao mesmo tempo, por que deixar todas ligadas? Desative todas as conexões não utilizadas naquele momento e torne a liga-las apenas quando realmente for usar alguma.
Estas conexões podem ser facilmente ativadas e desativadas nas configurações do seu aparelho. Você pode usar também o widget Controle de Energia para facilitar seu acesso.
Observação: A localização ficou ligada pelo fato de que se for assaltado ter como rastrear! Futuramente postarei sobre o Rastreamento de Android!
Exemplo: 

É bom deixar a Sincronização, junto com o WiFi, e o Bluetooth desligados quando não forem utilizados!

3. Sem papéis de parede dinâmico

Os papéis de parede dinâmicos do Android são bonitos, concordo. Mas, infelizmente, eles também são responsável pela perda de uma grande quantidade de energia da bateria. Ou seja, mesmo sendo bonitos e legais, os “Live Wallpapers” (imagens dinâmicas do Android) gastam muita bateria, não usando eles você terá uma vida maior da sua bateria.
Para deixar de usar os papéis de parede dinâmicos no Android, toque e segure na tela inicial e escolha a opção Papéis de Parede.
Exemplo: 
Evitar o uso de Papéis de Parede Animados ajuda bastante na Economia de Bateria!

4. Modo Avião

Um boa dica para quando você estiver em locais onde não a sinal para seu telefone, por que enquanto ele não encontrar sinal de rede ele ficará buscando automaticamente, e essa incansável busca faz com que a Bateria "vá em bora" rapidamente!


Use Apps para o controle da bateria

O Android como todo sistema operacional, tem uma série de programas que lhe da uma mãozinha na hora de gerenciar seu sistema. E nessa categoria, também há aplicativos para gerenciar o uso de energia do aparelho, um gerenciador de bateria.
Você pode usar aplicativos muito bem avaliados pelos usuários, como, por exemplo, o Battery Doctor, Energize, DU Battery Saver, Clean Master, entre outros. Todos são bons aplicativos, porém, com algumas limitações: nenhum deles vai fazer o milagre de fazer com que sua bateria dure por vários dias.

A outros que também funcionam, mas necessitam que seu celular tenha sofrido um ROOT, como o Juice Defender Pro (Pago), Greenify, entre outros...

Tem mais...
Se você ainda sente que pode fazer mais para que a bateria do seu smartphone dure um pouco mais, ai vai mais algumas dicas: configure sua tela para que não fique ligada por muito tempo, após 1 minuto de inatividade no smartphone; troque o launcher do seu smartphone, a TouchWiz, da Samsung, por exemplo, possuem recursos pesados e poucos utilizados por muitos usuários; deixe seu Android sempre atualizado, novas melhorias no consumo de bateria do sistema podem vir junto com a atualização; use o modo de economia de energia, ele é um modo do sistema e ajuda o smartphone a ter algum tempo a mais de vida no final da carga da bateria; e não abuse do uso dos widgets, eles podem consumir muita memoria RAM e consequentemente mais bateria.






























TouchScreen - O que é?

TouchScreen




A Tecnologia TouchScreen ou Tecnologia Sensível ao Toque  está presente em diversos aparelhos tais como computadores, celulares, videogames portáteis, entre outros, cuja função é a de detectar a presença e localização de um toque com os dedos ou objetos, dentro de uma área de exibição, dispensando assim o uso de algum periférico de entrada, como os teclados e mouses. A parte de exibição a ser tocada é uma tela sensível à pressão, do qual podem ser feitas diversas ações, sendo possível uma interação direta com o que é exibido tocando imagens, números, palavras e letras na tela.


Um exemplo desta tecnologia é quando vamos a um caixa eletrônico de um banco, onde digitamos através da tela de exibição as opções a serem executadas como também as senhas. Alguns notebooks também possuem esta tecnologia. Outro exemplo bastante comum são os celulares touchscreen como o badalado Iphone, onde não há um teclado físico, ele é todo touchscreen.


Celulares, computadores e vários outros aparelhos podem usar métodos diferentes para detectar a presença de um toque em uma tela. Podem usar tecnologias como o sistema resistivo, o sistema capacitativo e o sistema de onda acústica superficial.

O sistema resistivo é composto de várias camadas: um painel de vidro, recoberto por uma camada metálica e outra camada resistiva, sendo estas duas últimas separadas por um espaço muito fino. Quando um usuário toca a tela, a pressão feita pelo dedo faz com que a camada condutiva (metálica) e resistiva se toque, traduzindo o movimento. O sistema capacitativo usa uma camada que armazena carga elétrica, disposta no painel do vidro do monitor.

Ao tocar a tela irá ocorrer uma alteração na quantidade de carga em um ponto específico, localizando assim o toque. Já o sistema de onda acústica superficial, contém ondas acústicas que passam no painel touchscreen. Quando o usuário toca o painel uma parte da onda é absorvida e posteriormente registra a posição do evento de toque.