ROOT
O que é?
R= ROOT traduzido do inglês quer dizer literalmente raiz, e quando vemos ele associado ao Android surgem dúvidas quanto ao significado de fazer ROOT no sistema.
O ROOT nos possibilita liberar funções do sistema operacional, Exemplo: O sistema operacional Android, que por padrão de fábrica, são bloqueados ao usuário final, quando compramos um celular na loja é com toda certeza que ele vem bloqueado ao acesso administrativo completo do usuário, onde podemos realizar apenas tarefas básicas no aparelho, pois não é possível ter controle das pastas do sistema do Android, resumindo, se você quiser ter acesso total as pastas do sistema, é necessário fazer o "enraizamento" do seu sistema.
Podemos dizer que os benefícios são inúmeros, e entre algumas das vantagens fizemos a lista:
- 1. Ser "Super Administrador" do sistema (autoridade superuser)!
2. Poder excluir aplicativos que vieram de fábrica!
3. Excluir aplicativos de terceiros e da operadora
4. Usar aplicativos que só funcionam em aparelhos com acesso root
- 5. Instalar temas avançados para mudar a cara do sistema
- 6. Fazer Overclock do processador, ou seja, usar o hardware do celular ao máximo o que nos permite fazer modificações que melhoram o desempenho do aparelho deixando ele muito mais rápido
Por que o Android não vem com root de fábrica?
Como sabemos o Android é um sistema operacional baseado no Unix/Linux, rodando em uma máquina virtual programada em Java, chamada Dalvik. Dentro dessa máquina é onde rodamos os aplicativos feitos para Android, que por padrão não tem acesso as pastas do sistema para segurança de usuários menos experientes.
Para que aplicativos maliciosos não prejudiquem diretamente o sistema os aparelhos vem bloqueados de fábrica, até mesmo aparelhos com versão do Android puro vindo diretamente da Google tem o acesso root bloqueado por padrão.
(Dica da Equipe Android UP)
Quais os riscos de fazer root? E como evitar?
Sem o bloqueio, ou a trava de segurança do sistema Android, ao fazer root usuários menos experientes podem acabar instalando aplicativos maliciosos, deixando o sistema exposto a vírus e malwares. A maior parte das pessoas que procuram fazer root desejam fazer isto para burlar jogos, baixando aplicativos que prometem liberar recursos nos jogos e aplicativos, liberar dinheiro infinito, ou para outros fins de vantagem própria sem pensar na segurança do dispositivo, e por isso acabam baixando o primeiro APP encontrado em qualquer site ou blog, ou confiam em tutorias no YouTube. Tenham muito cuidado, o root apesar de trazer inúmeras vantagens, pode também prejudicar. Jamais apague arquivos dentro das pastas do sistema, ou pode acabar comprometendo o sistema do seu seu celular ou tablet tornando o mesmo inutilizável. Tenha em mente que a garantia não cobre aparelhos onde foi efetuado o root, então só faça este procedimento depois de acabar a garantia.
Vale a pena"enraizar"o aparelho?
Sim, se você entende os riscos assim como eu vai querer fazer root em seu aparelho. Acho que ninguém gosta de limitações, então ter acesso total ao seu dispositivo é um direito seu. O root é indicado para usuários experientes, desenvolvedores e entusiastas tecnológicos, porém acho que qualquer pessoa que tome os devidos cuidados descritos acima, e que sejam realmente cautelosos podem fazer root no sistema tendo em mente se existe essa necessidade.
Como Fazer?
É hora de botar a mão na massa. Existem inúmeras maneiras de realizar a tarefa, mas a Equipe Android Up mostrará a mais simples e abrangente para você conseguir fazer o ROOT tranquilamente!
O programa é chamado “Kingo Android Root” e pode ser baixado facilmente no site oficial. O objetivo do software é facilitar a vida dos usuários menos experientes, já que o procedimento pode se tornar bastante complicado.
1. Antes de tudo, é necessário ativar o modo de Depuração USB, e ativar a opção de Fontes Desconhecidas para fazer o Download dos Apps!
Dependendo da versão do seu Android, os caminhos para realizar essa ação podem ser bem diferentes. Até o Android 2.3, o caminho é Configurações > Aplicações > Desenvolvimento; a partir da 4.0, isso é feito por Configurações > Opções do Desenvolvedor.
Depuração USB
Fontes Desconhecidas
2. Para revelá-la, é preciso entrar em Configurações > Sobre o telefone e pressionar sete vezes a opção Número da versão (no caso de um LG você tem que pressionar 7 vezes o "Número de Montagem)para se tornar um "desenvolvedor".
3. Em seguida, abra o programa, conecte seu celular ao computador por USB e pressione o botão Root. O software deverá reconhecer seu aparelho e começar a baixar os drivers e iniciar o procedimento automaticamente. O Kingo pode solicitar que o usuário realize algumas ações simples antes de continuar com sua tarefa, mas boa parte do trabalho é realizado pelo programa, são procedimentos simples! Boa Sorte, Até a Próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário