TouchScreen
A Tecnologia TouchScreen ou Tecnologia Sensível ao Toque está presente em diversos aparelhos tais como computadores, celulares, videogames portáteis, entre outros, cuja função é a de detectar a presença e localização de um toque com os dedos ou objetos, dentro de uma área de exibição, dispensando assim o uso de algum periférico de entrada, como os teclados e mouses. A parte de exibição a ser tocada é uma tela sensível à pressão, do qual podem ser feitas diversas ações, sendo possível uma interação direta com o que é exibido tocando imagens, números, palavras e letras na tela.
Celulares, computadores e vários outros aparelhos podem usar métodos diferentes para detectar a presença de um toque em uma tela. Podem usar tecnologias como o sistema resistivo, o sistema capacitativo e o sistema de onda acústica superficial.
O sistema resistivo é composto de várias camadas: um painel de vidro, recoberto por uma camada metálica e outra camada resistiva, sendo estas duas últimas separadas por um espaço muito fino. Quando um usuário toca a tela, a pressão feita pelo dedo faz com que a camada condutiva (metálica) e resistiva se toque, traduzindo o movimento. O sistema capacitativo usa uma camada que armazena carga elétrica, disposta no painel do vidro do monitor.
Ao tocar a tela irá ocorrer uma alteração na quantidade de carga em um ponto específico, localizando assim o toque. Já o sistema de onda acústica superficial, contém ondas acústicas que passam no painel touchscreen. Quando o usuário toca o painel uma parte da onda é absorvida e posteriormente registra a posição do evento de toque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário